Receita de Macarrão de Uma Panela Só


**Se for experimentar a receita, deixe um comentário! Quero saber o que você achou. 

Um tempo atrás eu estava procurando por uma receita rápida, gostosa e que não sujasse muita louça. Achei essa daqui no Pinterest, que é tudo isso e muito mais! Lógico que fiz minhas adaptações, inclusive pra incluir carne, já que o Sr. Marido precisa de proteína nas refeições. O melhor é que você prepara o molho com o macarrão. Como assim? Você cozinha os dois juntos, sujando uma panela só. :) Eu sei que a galera adora a receita de macarrão na panela de pressão, mas como eu ODEIO limpar panela de pressão, sabe-se lá porquê, amei essa receita. E o melhor é que ela fica pronta em 30 minutinhos e só leva ingredientes que você provavelmente tem em casa.


Além de ser uma receita simples e deliciosa, dá para adaptar bastante também com os ingredientes que você tem casa. A receita mesmo leva macarrão linguine, que eu acho que combina melhor com esse molho, mas no dia que preparei a receita para tirar as fotos tinha só espaguete, então foi com isso mesmo. Acho que dá até para fazer a versão presunto, queijo e creme de leite da panela de pressão. Hmmmm... Tô ficando com fome agora.

Aqui vai a receita:


Receita de macarrão de uma panela

Ingredientes:
- 1 linguiça defumada (eu usei calabresa)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 4 e 1/2 copos de água
- 1 lata de tomate sem pele picado, com a água
- 1 cebola média picada
- 1 pacote de macarrão linguini
- 4 dentes de alho picados
- 3 colheres de extrato de tomate (opcional, para deixar o molho mais grosso)
- 2 colheres de sopa de óregano
- 1/2 colher de sopa de pimenta calabresa (opcional)
- 1/4 copo de azeitona preta picada
- sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite na panela. Frite levemente a linguiça, cortada em rodelas, no azeite. Adicione os demais ingredientes. Quando a água começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo médio, mexendo o macarrão de vez em quando para não grudar. Cozinhe até diminuir a quantidade de líquido, o suficiente para ser o molho do macarrão (você não quer uma sopa). Se o molho secar antes do macarrão ficar no ponto, adicione mais 1/2 copo de água. Sirva com queijo parmesão ralado.

Adaptações:
- Acho que essa receita combina bastante com a linguiça calabresa, mas dá para usar qualquer outro tipo de carne (frango, carne moída, atum, etc.). Sempre refogue a carne crua até ela ficar bem cozida antes de adicionar os outros ingredientes.
- Dá para substituir parte da água por molho de tomate ao invés de usar extrato e água. Dá para colocar, por exemplo, 1 copo de molho de tomate e 3 copos e meio de água. Tenha certeza apenas de que você não está deixando a água de fora, porque você precisa de bastante líquido para cozinhar o macarrão. Essa é uma excelente forma de usar aquela meia lata de molho de tomate que você tem aberta na geladeira.

Se experimentarem, me digam o que acharam!! O Rob, que nem gosta tanto de macarrão, aprovou a receita e até pede de vez em quando. Essa eu "agarantcho"!

8 comentários

Aline disse...

Amei essa receita, confesso que fiz com um pouco de receio de virar uma sopa de macarrão...mas no final me surpriendi, super recomendo!!!!

Monica Lunardelli disse...

Oi, Aline! Obrigada pelo comentário. Que bom que gostou! Fico feliz de ver que minha receita tem dado certo. ;)

Monica

Di disse...

Uma delícia! Diminuí a quantidade de ingredientes pq fiz uma porção, e ficou maravilhoso!!

Anônimo disse...

Eu fiz e deu super certo. Adorei a receita e faço sempre que posso.

Monica Lunardelli disse...

Di, que bom que gostou! Fico tão feliz que ficou gostoso. De verdade. :)

Monica Lunardelli disse...

Adorei saber disso! Obrigada por me contar.

Unknown disse...

Fiz em menor quantidade, porém com tomates frescos, sem pele e sem sementes picados bem fino ao invés de enlatado, o restante continuou da mesma forma, porém em menor quantidade né rsrs ficou ótimo amei.

Anônimo disse...

Não era em 1 panela?